Sobreviver, mesmo em terreno difícil

Sobreviver, mesmo em terreno difícil

Bom dia!

Hoje dedico esta newsletter à sobrevivência, à resiliência, à superação. Diz-se em estudos sociais e em vídeos de especialistas em coaching que estas são capacidades que nos trazem sucesso na vida. Será verdade? A realidade mostra-nos que sim, seja por exemplos reais de vitórias ou pela presença de obstáculos que nos podiam parar, mas não conseguem. Vamos a isto.

💪🏾
Serena e Anitta: duas lições de resiliência

Serena Williams: "Construí uma carreira a transformar a raiva em algo bom"
Uma das atletas mais conhecidas do mundo anunciou que começou a contagem decrescente para a sua retirada dos campos de ténis. Aos 40 anos, o currículo de Serena inclui 23 Grand Slams, 4 medalhas de ouro olímpicas e várias vitórias nos maiores campeonatos do mundo, mas o percurso inclui também ataques racistas, críticas ao corpo (foi chamada de "gorda" devido à sua estrutura corporal) e acusações de falta de transparência nos jogos. Este artigo ilustra vários desses casos e mostra como, muitas vezes, a opção mais mentalmente saudável parece ser a de desistir. Tal não aconteceu e a lenda formou-se.

How do you explain Serena Williams’s singular greatness in one headline?
How to be the GOAT in a sport in which so many want you to fail.

Anitta: "Disseram-me: 'Você não tem força para conseguir bombar uma música sozinha'"
Quando se estava a desenhar a música "Envolver", a cantora Anitta fez vários convites a cantores estrangeiros para um dueto. Somaram-se respostas negativas: "A gente convidou um monte de gente para ser feat. e ninguém aceitou", contou no podcast Poddelas. A cantora decidiu avançar com a canção na mesma, apesar de a equipa ter sido contra –  justificaram que ela sozinha não teria força suficiente para singrar com uma música em espanhol. Os factos mostram outra coisa: "Envolver" alcançou o 1º lugar mundial de música mais ouvida no Spotify e, esta semana, levou o prémio de melhor videoclip de música latina nos MTV Video Music Awards – uma estreia para o Brasil. Recordo: ninguém quis fazer parceria com ela. Quem é que foi a primeira e única a acreditar? Ela própria.

🗣️
Inclusão é para ontem

Das 30 parcerias previstas com municípios com vista a eliminar as barreiras arquitetónicas nos espaços públicos, apenas uma se concretizou. Uma. Este não é um assunto que interesse a uma minoria de pessoas, é um assunto de todos e todas nós. A maioria das pessoas torna-se utilizador de cadeira de rodas já em jovem/adulto (através de acidentes ou do desenvolvimento de alguma doença), e é uma realidade que não sabemos se um dia será a nossa – ou a de alguém de quem gostamos. Os espaços são de todos e todas nós – e é para essa diversidade que devem estar preparados.

Governo falhou quase todas as metas para inclusão de deficientes
Segurança Social reconhece o atraso e justifica a falha com a inovação de algumas medidas e que, por isso, precisaram de uma base de suporte técnico.

Gender Calling

Ainda na ótica da superação, apresento-vos o Emanuel: um rapaz de 29 anos com uma vida comum – namora há 6 anos, trabalha e estuda ao mesmo tempo, vive em Lisboa. Um pormenor: vive com o vírus do HIV há 11 anos. A tranquilidade de hoje não é a mesma de quando soube que estava infetado, depois de vários dias num hospital na Madeira. O Emanuel conta-nos como descobriu, o impacto na família, como voltou às relações amorosas e como procedeu ao tratamento.

No Podcast Gender Calling, trazemos uma convidada do arquipélago de Cabo Verde. É a companheira de José Maria Neves, o Presidente da República, e é também uma mulher que deixou o cargo de diretora da CV Móvel para se dedicar às causas sociais. Connosco fala sobre o abuso sexual de crianças em Cabo Verde, a forma como se dedicou aos estudos e optou por adiar a vida sexual, a infância numa família de mulheres e a importância da religião. Para ouvir em todas as plataformas de podcast.

Primeira-dama de Cabo Verde: “Eu orava a Deus para poder dedicar-me só às causas sociais”
Débora estava a fazer mais uma das suas ações voluntárias de apoio a animais de rua quando conheceu José Maria Neves. Na altura ele era primeiro-ministro de Cabo Verde (estava no final do terceiro e último mandato) e, pouco depois, tornou-se também companheiro de Débora Katisa Carvalho. Passados 6…

Ficamos por aqui. Desejo-vos uma ótima quinta-feira e uma ótima semana, cheia de superações e de resiliência – todos os passos são importantes, mesmo que pareçam pequenos.

Sigam-nos e deixem os vossos comentários no Instagram.
Sugestões? Recomendações? geral@gendercalling.com

Catarina Marques Rodrigues
Jornalista e Fundadora Gender Calling